top of page

Historia da Raça

As pessoas tendem a se confundir entre os Apso e Shih Tzu, mas há uma série de diferenças muito distintas entre eles. As raízes desta raça estão no Tibete, mas ela foi desenvolvida na China, onde cães como estes viviam nos palácios imperiais.
 Bem como outras raças caninas, a origem deste animal possui uma lenda. De acordo com o que se conta, o shitzu seria o símbolo de caçar ratos gigantes, para representar o que havia de melhor entre as duas culturas e o amor entre aqueles dois povos. Nascia então o shi tzu. Seu nome significa "cão leão que nunca desiste" seu nascimento perdeu-se em meio a antigas lendas, embora saiba-se que alguns exemplares foram dados de presente ao imperador da China em 1640. Apenas três séculos mais tarde, começaram a fazer parte dos lares das ricas famílias chinesas e de algumas outras no Ocidente. Quase extinta durante a invasão japonesa em 1937, foi salva graças a criadores ingleses.

Foi reconhecida como uma raça distinta de outras raças orientais em 1934, sendo concedido um registro separado pelo The Kennel Club em 1940, com certificados para campeonato disponibilizados a partir de 1949.No Brasil é uma das raças mais mais populares da atualidade e ficou em primeiro lugar de popularidade em pesquisa realizada pela emissora Rede Record de Televisão.

bottom of page